Thursday, April 03, 2008

"Isabela da Silva, você conhece?"

Ora, ora, ora, 100.000 (cem mil) mensagens no Orkut da mãe de Isabela Nardoni. Pessoas que sequer conhecem a mãe e muito menos a menina morta, lhe desejam força, compartilham o seu sofrimento entre outros recados.
O caso da menina de São Paulo com certeza destacou-se dos demais, tendo em vista que seu Pai e a sua esposa estão sendo apontados como os autores do suposto crime. Prato cheio para rede Globo e suas concorrentes, links ao vivo, plantões em frente à delegacia e muitos outros recursos que são aplicados somente em casos extraordinários.
Enquanto isso, no outro lado da ponte área, fazem 3 dias que Isabela da Silva morreu vítima da dengue. Ela no colo do seu pai esperaram 48 horas pelo resultado do exame e quando o mesmo ficou pronto a menina já tinha entrado em óbito. Neste caso, muito mais grave a meu ver, os supostos autores são a União o Estado e Município, bem como a sociedade e mesmo assim, nada de links ao vivo e recursos televisivos de primeiro mundo.
Muito embora não constatemos nenhuma diferença entre as duas garotas, conseguimos perceber a importância que foi dada ao caso de São Paulo ao caso do Rio de Janeiro. Nesta senda, verifica-se que o “povão” brasileiro sequer deixou 1 recado no Orkut da mãe da Isabela da Silva ou até mesmo em sua escola, onde a aula continou normalmente.
Assim, o nosso presidente, pessoa de enorme conhecimento, declara que estamos passando pela melhor fase da história recente de nosso país, ao passo que pessoas morrem na fila aguardando atendimento para tratar uma patologia primitiva de fácil erradicação.
Isto me força acreditar que os governantes acham que o sinônimo de “fase boa em nosso país” é o povo estar comprando televisões de plasma em 24x nas Casas Bahia e viajando pra Miami por conta da valorização do Real.
A apuração continua, enquanto o povo brasileiro acompanha a policia paulistana na luta contra o tempo para achar os autores deste crime tão cruel, o carioca enterra em média duas crianças por dia.
É claro que no Rio de Janeiro, ninguém foi jogado pela janela, mais sim nas ruas.

8 comments:

Pedro said...

É de extrema importância a reflexão que deve ser feita à respeito do comentário de nosso Chefe de Estado. Se, num primeiro momento, ele parte da avaliação dentro do campo econômico para, depois, transformar como geral um resultado positivo, fica explícito como o elemento viciante inserido dentro da ideologia capitalista está contaminando até aqueles que sempre defenderam o contrário. (Não faço uma aqui uma crítica a toda a ideologia, mas somente a um aspecto dela). Enquanto o país prospera economicamente, direitos fundamentais como o acesso à saúde estão ainda longe de sua plena eficácia. Não quero me posicionar politicamente, uma vez que minha posição não encontra correspondência externa senão dentro de minhas próprias ideias. Mas acho essa constatação no mínimo interessante, para clarear a presente cena política em que vivemos e avaliar se caminhamos para a evolução.Talvez sim, talvez não...

Anonymous said...

Cada vez melhor!
Concordo plenamente com a idéia apresentada no Artigo.
Mais uma das inúmeras vergonhas de nosso país.
Parabéns.

Felipe said...

Boa a analogia entre as Isabelas. Serviu para demonstrar a pouca importancia que os governantes tem com serviços mais básicos.
Hoje em dia nenhum dos serviços oferecidos pelo Estado são razoáveis.
Se você precisa de atendimento médico de qualidade, você deve possuir um plano de saúde. A segurança também não é garantida pelo Estado, fazendo com que as residências se fortifiquem com alarme, cerca elétrica, entre outros.
As estradas públicas também são ridículas, enquanto que as estradas com pedágio são impecáveis. O ensino público não destoa.
Apesar de você já pagar compulsóriamente por isso tudo, você tem que se valer dos serviços particulares.
Será que a arrecadação é pouca?
A grande verdade é que a culpa disso é da população, que assiste a tudo isso passivamente à frente de seus televisores absorvendo a mesquinharia dos programas sensacionalistas.

Abraço

Kotzias

Anonymous said...

Na verdade é sempre assim, quando tem um escândalo grave na política a imprensa brasileira principalmente a globo esconde o caso, já aconteceu o mesmo no acidente da Tam que na mesma época o Renan estava sendo investigado e de repente sumiu do mapa, só a amante dele que não sumiu, na verdade apareceu de mais até sem roupa. E sempre vai acontecer isso, pois a imprensa com interesses particulares não funciona mesmo, e isso só faz a gente procurar outras alternativas para informação que o caso da internet, podemos escolher e selecionar o que queremos...

Muito bom teu artigo!!

Abraço, Fabrício de Souza.

Roberto Costa Filho said...

Olá!

Felizmente temos este espaço para discutir sobre temas extremamente importantes.Mas só discutir não é suficiente.
O que sugiro é que NÓS façamos mais e falemos menos.
Não recebam esta mensagem como algo ameaçador ou coisa do genêro, não estou aqui para julgar ninguém ou muito menos ganhar holofote. Quero sim de alguma forma cooperar, participar de uma efetiva mudança ( Positiva e igualitária) para o meu País.

Para aqueles que já fazem, por gentileza, desconsiderem este comentário.

Forte abraço e parabéns pelos comentários!

Marcio da Silva said...

Muito bom o artigo. Temos que condenar os assassinos das centenas Isabelas do nosso país e jogar pela janela a carga de hipocrisia televisiva.

Félix Volpato said...

E ai TUPAC !

Muito bom o que voce escreveu, concordo plenamente com último artigo.

Muitas coisas simplismte somem da memória dos brasileiros, quando surge algum fato em que a mídia acha que é de ''extrema importancia'' e assim não dando nenhum sossego as pessoas envolvidas, e as coisas estremante ''sigilosas'', que aparecem em todos os jornais.

Esse fato dessa outra menina Isabela é mais um caso dentro de muitos.

A CPI dos cartoes coorporativos ninguem mas lembra sao ainda capaz de dizerem, que quem os usou foi a família Nardoni.

Nossa país está uma vergonha, sendo que nossa Educaçao é fraca, assim fazendo os brasileiros terem uma segunda opiniao atraves de uma midia manipuladora e sensacionalista!!!!!!!!

Gustavo de Carvalho Rocha (PrecarioCN) said...

tá na hora de atualizar este blog Ooooo
ABS